Empresas Familiares - Governança Corporativa
O que é governança corporativa em empresas familiares?
Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), esse conceito pode ser definido como o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo o relacionamento entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Já a governança familiar é o sistema pelo qual a família desenvolve suas relações e atividades empresariais, com base na sua identidade e no estabelecimento de regras, acordos e papéis. A identidade da empresa, por sua vez, é definida pelos valores familiares, propósito, princípios e missão, que devem ser preservados pelos gestores e membros da família.
A governança em empresas familiares, portanto, acontece por meio de estruturas e processos formais e tem como objetivo obter informações mais seguras e melhorar a qualidade da tomada de decisões, além de superar os desafios deste tipo de empreendimento. As principais vantagens desse modelo de gestão são:
- Aperfeiçoar o relacionamento entre acionistas;
- Fortalecer a imagem da empresa no mercado; .
- Reduzir os riscos relacionados à sucessão;
- Atender às demandas da família, dos sócios e executivos;
Artigos relacionados
QUÃO IMPORTANTE É A CULTURA DA EMPRESA?
Você já deve ter ouvido que “Uma empresa é feita de pessoas, e que estas, em suas...